Quais são as principais diferenças entre as redes sociais Facebook e Google+
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As redes sociais possuem diferentes objetivos dependendo do usuário. Para muitos, é uma fonte inesgotável de informação. Para outros, o prazer de acompanhar as novidades e é uma ferramenta de entretenimento. Para quem trabalha com web, é uma fonte de negócios online e do marketing digital. E não para por aí. Com o surgimento do Google+, até as ações de otimização de sites - também conhecidas como SEO, que visa melhorar posicionamentos nos resultados de busca do Google - mudaram radicalmente.…
Realmente as redes sociais não só mudaram as relações entre as pessoas, entre tudo com os jovens, também mudou as relações e comportamentos das empresas nas mídias online. O Twitter já teve uma importância maior, mas atualmente de forma global as redes mais utilizadas são Facebook (liderança absoluta) e Google+. Mas você sabe qual é a diferença entre Facebook e Google+? Não estão apenas no layout ou tipo de fonte.
Abrangência de público
Podemos dizer que o Google+ ainda é um "filhote" nesse aspecto. Apesar do constante crescimento da rede, cerca de 500 milhões de usuários no mundo em poucos meses, segundo o Tecmundo, ainda assim muitas pessoas buscam maiores interações no Facebook. Por isso, nas maiorias das estratégias de marketing digital os melhores resultados com maiores engajamentos estão no Facebook.
Mas provavelmente o Google+ ganhará grande importância no aspecto impacto social. Primeiro por que tem as próprias buscas do Google, pois o mecanismo começou a exibir páginas e perfis do G+ nos resultados orgânicos e isso aumenta potencialmente a abrangência entre as relações dos usuários.
Estimava-se que quanto mais compartilhamentos houvesse no Facebook com link para site de uma empresa, mais relevante ela seria. Mas isso caiu por terra por que é mais lógico para o mecanismo usar sua própria rede social para mensurar tais fatores.
<a rel="nofollow" href="http://sitedeexemplo.com.br">Acesse Aqui</a>
Esse é um código de HTML para um link dentro de um site ou rede social ao qual a palavra Acesse Aqui é um link para um site qualquer. O Facebook possui o atributo rel="nofollow". Isso significa para mecanismos de pesquisa para ignorarem esses links e não passar relevância alguma. Portanto, não influencia diretamente nos posicionamentos do Google.
Já no caso do Google+, em especial nas comunidades (lembra das comunidades do Orkut? Também existem no G+), os links compartilhados na rede, na maioria dos casos, geram links sem esse atributo, passando assim relevância para os robôs de busca. Essa é uma importante informação para quem se preocupa com marketing digital.
<a href=https://plus.google.com/+URLdoseuperfil?rel=author>Seu Nome</a>.
Após, no seu perfil G+, adicione no campo “Colaborador de” a URL do domínio principal do site que você produziu o conteúdo. Isso prova quem é o autor do artigo, blog ou site.
Esse é um exemplo de resultado personalizado, ao qual mostra quem é o autor e link para o perfil do G+.
Paulo Augusto Sebin é jornalista especializado em marketing digital. Também é blogueiro e escritor de artigos sobre marketing e tecnologia. Criador do blog Jogos para Xbox Live. Já atuou em rádio e jornal impresso. Artigo escrito exclusivamente para o blog Tecnologia e Programas.
Site pessoal: www.paulosebin.com.br
Mas provavelmente o Google+ ganhará grande importância no aspecto impacto social. Primeiro por que tem as próprias buscas do Google, pois o mecanismo começou a exibir páginas e perfis do G+ nos resultados orgânicos e isso aumenta potencialmente a abrangência entre as relações dos usuários.
Relevância para o algoritmo do Google
Nesse aspecto o Facebook perde muito. De acordo com a MOZ COM, importante agência de marketing digital nos Estados Unidos, desde o começo de 2012 o Google começou a usar fatores sociais para indicar quando um site é relevante e mereça estar bem posicionado nos resultados de pesquisas. No Twitter, o Google avalia quantos links de um determinado site estão presentes na rede social, quantas pessoas compartilham postagens com esses links e o quanto as pessoas que indicaram o site são populares, isto é, são mais seguidos do que seguidores.
Estimava-se que quanto mais compartilhamentos houvesse no Facebook com link para site de uma empresa, mais relevante ela seria. Mas isso caiu por terra por que é mais lógico para o mecanismo usar sua própria rede social para mensurar tais fatores.
Facebook tem atributo "Nofollow"
Primeiramente você precisa entender o que significa o atributo nofollow em um link. Acompanhe:
<a rel="nofollow" href="http://sitedeexemplo.com.br">Acesse Aqui</a>
Esse é um código de HTML para um link dentro de um site ou rede social ao qual a palavra Acesse Aqui é um link para um site qualquer. O Facebook possui o atributo rel="nofollow". Isso significa para mecanismos de pesquisa para ignorarem esses links e não passar relevância alguma. Portanto, não influencia diretamente nos posicionamentos do Google.
Já no caso do Google+, em especial nas comunidades (lembra das comunidades do Orkut? Também existem no G+), os links compartilhados na rede, na maioria dos casos, geram links sem esse atributo, passando assim relevância para os robôs de busca. Essa é uma importante informação para quem se preocupa com marketing digital.
Personalização de resultado
O Google+ proporciona algo importante para chamar a atenção do usuário. Você pode mostrar que é o verdadeiro autor de um conteúdo e ter a foto de perfil exibida no resultado de busca. Para isso é bem simples. Primeiramente coloque seu nome no topo ou no final do conteúdo, como se fosse uma assinatura. Em seguida, coloque a URL de perfil do Google+ seguido pelo parâmetro ?rel=author conforme o seguinte exemplo:
<a href=https://plus.google.com/+URLdoseuperfil?rel=author>Seu Nome</a>.
Após, no seu perfil G+, adicione no campo “Colaborador de” a URL do domínio principal do site que você produziu o conteúdo. Isso prova quem é o autor do artigo, blog ou site.
Esse é um exemplo de resultado personalizado, ao qual mostra quem é o autor e link para o perfil do G+.
Mas afinal, qual deles é melhor?
Não existe um melhor ou pior, mas sim o mais adequado. O ideal mesmo é ter um planejamento para que seu site ou blog esteja presente nas mais importantes redes sociais. No momento o Facebook é a rede preferida entre os usuários e por isso tem mais gente compartilhando e certamente obtém melhor alcance de público. Já o Google+ está nesse caminho, mas ainda assim é perfeito apenas para ganhar relevância junto aos resultados de busca do Google e personalização de resultados.
Paulo Augusto Sebin é jornalista especializado em marketing digital. Também é blogueiro e escritor de artigos sobre marketing e tecnologia. Criador do blog Jogos para Xbox Live. Já atuou em rádio e jornal impresso. Artigo escrito exclusivamente para o blog Tecnologia e Programas.
Site pessoal: www.paulosebin.com.br
Sou viciado em tecnologia, também gosto de games. Hoje eu estudo e passo muito tempo na blogosfera!
Muito legal o seu blog se quiser pode visitar o meu
ResponderExcluirhttp://joaokcv.blogspot.com.br
Muito bom esse artigo. Eu tenho uma agencia em campinas e já tinha visto um video desse sr. paulo. O cara entende viu. só não sabia que era blogueiro.
ResponderExcluirEu particularmente estou odiando o Facebook, com o novo layout ficou ruim, tem o tal do lance para aumentar alcance de postagem e às vezes aparecem só lixo. Realmente o g+ está ficando melhor mesmo. Ótimas colocações.
Infelizmente o Google+ ainda não vingou, mas vai que vira!
ResponderExcluirGustavo, aqui quem fala e o Fábio... ta lembrado ?, venho te dar parabens pelo seu blog, vejo que você tem atualizado ele de tempos em tempos, e parece que a qualidade das postagens tem subido bastante, parabens
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